Projeto e Escola trabalham na revitalização de suas relações. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Maria Joaquina foi a mais importante protagonista local do Projeto Cerrito Alegre. Já durante a vinda do Sr. Gabriel Abascal, dirigente da CONOSUD, a Pelotas, tivemos a oportunidade de informá-lo do movimento conjunto que fazíamos – Projeto e Escola – com vistas a ampliarmos a interface, através de uma aproximação gradativa de professores e alunos com os sujeitos sociais do Projeto e desses com a comunidade.
A construção dessa nova relação, nesta primeira fase, tem sido feita com a professora Ana Madruga, diretora da Escola e com os professores Carlos Ari Teixeira e Claudenir Nolasco.
Estes professores tem feito um trabalho de alta qualidade e relevância para os parceiros.
Envolvem-se com o apiário; manejam o trator; articulam cursos de capacitação; estimulam seus colegas docentes para o uso do espaço do Projeto para a aprendizagem dos alunos; estabelecem relações com a comunidade local. Fazem, enfim, um trabalho de professores, comprometidos com a sua escola e com a comunidade.
O professor Ari está preparando uma pequena área para que os professores possam trazer alunos para aulas práticas. Dois alunos já estão integrados ao Projeto. Fabrício Gonçalves Oliveira e Gabriel Rodrigues Bürkle são os mais novos cooperativados.
Dedicam-se ao Projeto em turno inverso ao de suas aulas e assumem a responsabilidade de terem bom aproveitamento escolar. Esses jovens alunos, conforme pretende o professor Ari, poderão vir a ser os monitores dos demais alunos em aulas práticas, o que os estimulará, ainda mais, no domínio de conteúdos e das práticas feitas no Projeto.
Outros alunos já tem procurado esses professores, demonstrando interessem em participar do Projeto. Desta forma, os jovens da comunidade passam a ser os sujeitos de referência para ampliar os participantes do Projeto Cerrito.
Este movimento tem se mostrado importante na ampliação da relação da Escola e do Projeto com a comunidade. O Sr. João, que participou do curso de Apicultura, já está mudando seu apiário a partir dos ensinamentos absorvidos. O Projeto deverá disponibilizar a centrífuga, recém adquirida, para que os apicultores parceiros possam utilizá-la.
Gabriel, um dos novos cooperativados, conseguiu doações de esterco bovino com produtor da região, resolvendo uma grave carência do projeto no suprimento de adubação orgânica.
O Projeto também contribui, disponibilizando o seu maquinário para a horta da Escola.
Temos boas expectativas de que continuaremos avançando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário