segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Projeto inicia o cultivo de mirtilo

Seguindo o caminho da diversificação para culturas com melhor rentabilidade o Projeto Cerrito Alegre começa a cultivar mirtilo.
Trata-se de uma planta ainda pouco cultivada no Brasil, mas que tem mercado crescente. Segundo reportagem da Revista Globo Rural (http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1701143-4529,00.html) o mirtilo (Vaccinium sp.) plantado na América do Sul vem ganhando cada vez mais espaço no mercado internacional, estimulado por suas características saudáveis. (...) Os brasileiros ainda não exploram todo o potencial dessa fruta, que é menor que a uva e da cor da jabuticaba, mas com sabor único. Como as demais frutas vermelhas, o mirtilo é ótima matéria-prima para a elaboração caseira de geleias, sucos, doces em pasta ou cristalizados, tortas e bolos, além de ser utilizado na indústria de polpas, frutas congeladas, iogurtes e sorvetes.

 Informa a reportagem que o interesse pelo mirtilo é promovido pelas grandes quantidades de vitaminas A e B que contém, substâncias que combatem os radicais livres, produzem ação anti-inflamatória, melhoram a circulação, reduzem o colesterol ruim e favorecem a saúde dos olhos. A fruta também é dotada de ácido elágico, substância que tem mostrado propriedades inibidoras contra a replicação do vírus HIV, transmissor da aids - síndrome da imunodeficiência adquirida, além de potente inibidor da indução química do câncer.

O início dessa cultura se tornou possível pela sensibilidade do produtor Carlos Gilberto Ribeiro Silva, detentor da marca Vitamilo Blueberry (http://www.vitamilo.com.br/). Sua propriedade localiza-se na Colônia Santa Rita, 5º Distrito de Pelotas. Carlos é um entusiasta dessa cultura e tem buscado estimular outros produtores a introduzi-la em suas propriedades, ampliando, com isso, a produção, reduzindo custos de comercialização e aumentando a competitividade da produção local.
Neste primeiro ano de implantação do mirtilo, Carlos fez a doação de 500 mudas, da variedade O’Neal. Se compradas no mercado, essas mudas custariam ao Projeto o valor de R$ 7.500,00. Além da doação, o produtor tem fornecido orientações técnicas quanto ao manejo da planta.
A vairedade O`Neal , conforme a EMBRAPA (http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mirtilo/SistemaProducaoMirtilo/descricao.htm)  é de maturação precoce, produzindo frutos grandes com boa firmeza, cicatriz, boa coloração da película e sabor. A planta é vigorosa, produtiva, semi ereta e de baixa necessidade em frio, cerca de 400 horas.
Segundo Carlos Gilberto Ribeiro Silva é possível doar 500 mudas ao ano, o que permitirá a ampliação da área plantada e as possibilidades de geração de renda para os sujeitos sociais que integram o Projeto Cerrito Alegre.
O grupo do Projeto está preparando a terra, após análise de solo realizada pela EMBRAPA, por solictação do Prof. Dr. Gilberto Loguércio Collares. O plantio deve ocorrer nos próximos dias.

3 comentários:

  1. gostaria de saber como posso adquirir mudas?

    ResponderExcluir
  2. gostaria de comprar uma muda, onde posso encontrar para comprar?

    ResponderExcluir
  3. gostaria de comprar uma muda, onde posso encontrar para comprar?

    ResponderExcluir