sábado, 13 de agosto de 2011
Escola, Projeto, EMATER e SENAR promovem curso de processamento de frutas
Nos dias 25,26 e 27 de julho de 2011 ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Maria Joaquina o Curso de Processamento de Frutas como resultado de um esforço conjunto da direção da Escola, do Projeto Cerrito Alegre e da EMATER/RS-ASCAR, em parceria com o SENAR-RS. É importante ressaltar que a iniciativa de solicitar esse curso partiu das funcionárias da Escola a partir do sucesso do Curso Básico de Apicultura, ministrado pelo Instrutor do SENAR-RS Júlio César Brião Camacho, em março/2011 na sede do Projeto Cerrito Alegre.
O Curso de Processamento de Frutas foi ministrado pela Instrutora do SENAR-RS Márcia da Silva Ritta, que com muita propriedade, abordou sobre todas as etapas da produção de doces desde a microbiologia e normas de higiene, passando pelos métodos de conservação, infra-estrutura e sanidade industrial. O grupo demonstrou satisfação, pois o curso foi desenvolvido de forma descontraída, alegre e empolgante. Diante do sucesso desses dois eventos o grupo já solicitou outros dois cursos, um de panificação, que já está agendado para fevereiro de 2012 e outro de Gestão Rural (com licença, vou à luta) dependendo ainda de acerto de datas.
Estiveram presentes no evento as senhoras Ana Madruga e Cloé Storck, representando a equipe diretiva da Escola Dona Maria Joaquina; o supervisor regional do SENAR-RS, senhor. Alcides Renato Braga Soares; o senhor Nilson Loeck, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas; a senhora Rejane Jorge, representando a Secretaria de Desenvolvimento Rural; a senhora Loiva Pinz Medronha, Subprefeita do Cerrito Alegre e o chefe do Escritório Municipal da EMATER/RS ASCAR S sr. Francisco Antonio Arduin de Arruda e a extensionista em bem-estar social da EMATER/RS ASCAR Caroline Crochemore Velloso. Caroline esteve sempre presente no planejamento e execução dos cursos supra citados, demonstrando dedicação, pontualidade, muita competência e acima de tudo respeito pelos projetos e eventos de nossa Escola.
Texto e fotos: prof. Ari Teixeira
O Projeto como sala de aula
A parceria entre Projeto Cerrito Alegre e Escola Municipal E.F.Dona Maria Joaquina entra em nova fase, que é a inserção de novos atores. Nesse momento os alunos cooperativados Fabrício Gonçalves Oliveira e Gabriel Ridrigues Bürkle monitoram visitas das séries iniciais (1ª série e 3ª série ) e começam a passar os conhecimentos adquiridos no projeto para as novas gerações na intenção de despertar nessas crianças o gosto e o respeito pelas atividades ligadas a terra.
O professor Ari Teixeira afirmou: esse procedimento tem duplo sentido, ambos positivos: primeiro, aumenta a auto-estima dos alunos-monitores, que se sentem valorizados ao assumirem o papel de quem transmite o conhecimento e, segundo, incentiva os mais novos a gostarem das atividades rurais, estimulando nessa nova geração de alunos o respeito pela escola e pelos professores que lhes proporcionam esse novo momento pedagógico.
Projeto Cerrito prepara-se para acolher alunos da 1º série
As primeiras imagens mostram os alunos cooperativados da 7ª série Fabrício Gonçalves Oliveira e Gabriel Rodrigues Bürkle trabalhando na preparação de canteiros destinados às práticas com alunos da 1ª série da professora Fernanda (1ª série) Conforme cronograma, no segundo semestre serão inseridos no Projeto Cerrito Alegre turmas das séries inicias como forma de incentivos aos alunos e professores que desejam trabalhar sob a ótica da pedagogia de projetos. O objetivo dessa prática é despertar o interesse pelas atividade rural na mais tenra idade. A professora alfabetizadora utilizará a horta orgânica como um tema gerador para alfabetizar, para destacar a importância de consumirmos alimentos saudáveis e também para ensinar práticas de preservação das reservas naturais e o convívio harmonioso com o meio.
Assinar:
Postagens (Atom)