quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Avicultura – finalmente, chegam as aves.



Após um longo trabalho para cumprir a todos os requisitos legais para a criação de aves, finalmente, no último dia 19, chegou o primeiro lote de poedeiras EMBRAPA 051, adquiridas da Avícola Gramado. O lote é formado por 325 aves, com 25 dias de idade.

Vacinação - Imediatamente à chegada as aves foram vacinadas contra newcastle, bronquite e gumboro. As vacinas foram doadas pela COSULATI – Cooperativa de Sul-Rio-Grandense de Laticínios e foram aplicada por Lilian Kurz Alves, bolsista da EMBRAPA – Clima Temperado. Esta primeira imunização das aves foi feita tendo, também, o propósito de capacitar as integrantes do Projeto para realizar essa atividade, que deve se repetir várias vezes durante a vida útil do lote.
Alimentação - A alimentação das aves também está sendo orientado pelo pesquisador João Pedro Zabaleta, da EMBRAPA. A opção do Projeto foi a de adquirir os insumos, triturá-los e misturá-los no local, ao invés de adquirir ração pronta. Esta opção dá maior garantia sobre a qualidade da ração. Para que isso fosse possível foi encomendado a Metalúrgica Torchelsen Bassi Ltda - um dos parceiros da EMBRAPA para a promoção da Avicultura Colonial – o projeto e a construção de um triturador-misturador. Esta opção foi tomada por razão de economia e pelo fato de não terem sido encontrados no mercado equipamento que realizasse as duas operações (triturar e misturar), a um preço razoável.
  
Ovoscopia e classificação de ovos – Já visando a comercialização de ovos foram adquiridas, a mesma metalurgia um pequeno “aparelho” para realizar a ovoscopia e uma classificadora manual de ovos. A ovoscopia, que verifica eventuais defeitos em ovos, e a classificação são exigências para a comercialização de ovos.

As próximas etapas da atividade de produção de ovos será a construção de área para recepção, classificação e expedição de ovos e de uma composteira, exigências da área de inspeção de produção animal da Inspetoria Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul e da Secretaria de Qualidade Ambiental da Prefeitura Municipal de Pelotas. Essas construções deverão estar prontas antes do início da postura.